Você sabe quais são algumas das principais tendências do mercado da beleza no Brasil? Que somos um povo extremamente vaidoso não é novidade para ninguém. Entretanto, nos últimos anos, o apreço e o cuidado com a estética em geral ficou ainda mais evidente.
Extremamente promissor, o mercado da beleza no Brasil cria tendências e oferece oportunidades de crescimento para empreendedores de todos os tamanhos e diversos públicos-alvo.
Entretanto, apesar de ser muito democrático e abrir espaço para todos, existem, sim, algumas tendências do mercado da beleza no Brasil que você precisa conhecer se quer ficar por dentro das novidades que estão por vir e, também, se deseja abrir o seu próprio negócio ou alavancar o sucesso do seu já existente empreendimento. Confira!
O surpreendente cenário da beleza no Brasil
O Brasil é um país que se destaca no cenário da beleza e da estética ao redor do mundo. De acordo com dados da Euromonitor International divulgados na Forbes, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo — estão incluídos nessa conta os cosméticos para cabelo, cosméticos para a pele, perfumes e produtos para higiene bucal.
Ficando apenas atrás dos Estados Unidos, China e Japão, o Brasil não apenas segue, como também dita e cria tendências da beleza para inovar e atender o seu imenso público, formado por pessoas dos mais diversos perfis. Estamos falando desde adolescentes, passando por adultos e idosos, homens e mulheres, pessoas de classes sociais variadas, entre outros.
O cuidado com a estética e a beleza faz parte da vida das mais diferentes pessoas, que recorrem a tratamentos e a produtos que estão de acordo com o seu perfil de consumo, preferências, orçamento, etc.
Seja qual for a pessoa, ela pode ter a certeza de que sempre existirá algum tratamento estético, produto e/ou serviço ideal para o seu caso.
A sustentabilidade é uma das grandes tendências do mercado da beleza no Brasil
Com o passar dos anos, o cuidado com a sustentabilidade tem recebido cada vez mais atenção das companhias e do público em geral. E isso não acontece à toa.
De acordo com dados da Nielsen, uma consultoria de pesquisa de mercado que é referência ao redor do mundo, a sustentabilidade já é uma das três maiores preocupações para 32% dos brasileiros na hora de comprar. Isso, consequentemente, impacta o mercado de beleza no Brasil.
Produtos em embalagens recicláveis e/ou inteligentes, que podem ser reutilizadas, veganos (cruelty-free e não testados em animais), com ingredientes naturais e orgânicos e que causam menor impacto no meio ambiente estão sendo mais valorizados por uma parcela importante da sociedade.
Assim, ao falar sobre as tendências do mercado da beleza no Brasil, é essencial destacar que esse cuidado pode ser interessante para você que trabalha na área da estética.
Ainda, para os próximos cinco anos, o Euromonitor International prevê três principais tendências globais norteando o mercado de beleza e cuidados pessoais:
- Posicionamentos éticos;
- Atributos orgânicos e naturais;
- Engajamento digital.
Ou seja: das três tendências do mercado da beleza, as duas primeiras estão diretamente relacionadas com a sustentabilidade. E a terceira, como não poderia deixar de ser, está relacionada com a tecnologia.
Como conciliar o uso de materiais descartáveis com a sustentabilidade?
Sabemos que existem produtos e materiais descartáveis que você precisará utilizar diariamente para desempenhar bem o seu atendimento e garantir maior higiene, segurança e proteção ao seu público.
Por isso, a nossa dica é: após o uso, faça o descarte correto desses itens, garantindo que eles tenham o destino correto.
Além disso, opte por produtos descartáveis de boa qualidade para evitar o desperdício. Afinal, se a qualidade do produto for baixa, será necessário utilizar uma maior quantidade dele, o que gera mais resíduos.
Esses cuidados estão alinhados com a sustentabilidade que é tão procurada e valorizada pela sociedade atual e mostra que você está fazendo a sua parte por um mundo mais consciente.
A ascensão do Skin Care (cuidado com a pele) e da procura pelo bem-estar
Quando falamos das tendências do mercado da beleza no Brasil, é impossível não citar o aumento da procura por produtos e procedimentos relacionados diretamente com os cuidados com a pele.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (ABIHPEC), houve um aumento de 92,8% no volume de vendas de máscaras faciais de janeiro a maio de 2020, em comparação com o mesmo período em 2019.
– Se você tem interesse em se aprofundar mais sobre o assunto e começar a atuar diretamente com o skin care, confira uma lista com materiais básicos para estética facial e saiba como iniciar nesse mercado tão promissor!
O crescimento nas vendas das máscaras faciais também está relacionado com o aumento no consumo de produtos e serviços voltados ao bem-estar – outra das grandes tendências do mercado da beleza no Brasil.
Um estudo feito pela Mandalah, consultoria especializada em inovação consciente, revela que houve um aumento de 139% no número de novos downloads de aplicativos de meditação e, também, milhares de menções de “skin care” nas redes sociais.
Sustentabilidade, bem-estar e tecnologia: tendências do mercado da beleza no Brasil que vieram para ficar
Por fim, sabemos que existem inúmeras tendências do mercado da beleza no Brasil e, também, novos procedimentos, técnicas, marcas e produtos que estão surgindo e conquistando o público.
Entretanto, vale destacar que o cuidado com a sustentabilidade, com o bem-estar e com a boa utilização da tecnologia (incluindo o uso de redes sociais, vendas pela internet, interação com o público via esses canais, criação da sua imagem por meios digitais, etc.) são tópicos que merecem destaque para quem trabalha na área.
Também, te convidamos para sempre nos acompanhar aqui no nosso blog para ficar por dentro das novidades sobre as tendências do mercado da beleza no Brasil. Lembramos que a Clean Express é uma marca especialista em itens descartáveis e pode te ajudar a oferecer os materiais que você precisa para garantir que os seus clientes sejam atendidos de forma tranquila, higiênica e segura.
Referências: Negócio SC, Terra, Forbes, Consumidor Moderno