Quando estávamos fazendo o brainstorm para o post anterior, onde abordávamos a questão da retomada, pensamos: não adianta falarmos do assunto sem apresentarmos soluções reais e práticas para nosso leitor. No post falamos do momento da retomada e como, nós da Clean, lidamos com os desafios da crise e da retomada de mercado. Se você ainda não leu, recomendamos a leitura. 😉
Bom, sabemos que nesse período caótico que estamos vivendo, infelizmente muitos negócios não sobreviveram, mas a grande maioria não só sobreviveu, como se reinventou, além dos novos que surgiram. É a máxima do velho dito popular: “se a vida te der limões, faça uma limonada”. E os empreendedores que levaram isso a sério, não só fizeram uma limonada, como uma caipirinha, um bolo, um molho especial, ou seja, criaram suas próprias receitas e ainda nos ensinam a verdadeira força inspiradora da resiliência e da criatividade.
EMPRESAS GRANDES E PEQUENAS SE VIRANDO NOS 30!
Não importa o tamanho, a pandemia não escolheu quem atingir, todos sofreram o impacto da quarentena de forma ou de outra, não é mesmo? Por isso separamos alguns exemplos inspiradores:
Como o da Embelleze, que inclusive é um parceiro Clean Express, se uniu a uma empresa de tecnologia do grupo Santander, a Getnet, para apoiar empreendedores a transformar-se digitalmente. Dois negócios diferentes juntaram suas forças e suas competências e lançaram um projeto chamado “Abraço da Embelleze Digital”.
Segundo matéria da GOBACKLOG, “o objetivo é gerar sell out e ajudar mais de dois mil comércios físicos da área de cosméticos e alimentação a montarem sua primeira loja virtual e se posicionarem no no mercado on-line. As duas empresas estão de olho nos resultados do e-commerce no Brasil que faturou cerca de 9,4 bilhões de reais de fevereiro a maio. Os participantes terão acesso a uma plataforma cedida pela Getnet com todo o suporte técnico para criar sua loja on-line. A orientação é direcionada do cadastramento de produtos à escolha de layout e identidade visual, além disso, o oferecimento de sistema de pagamento seguro e controle de gestão com relatórios e métricas sobre acessos e compras.”
OUTROS EXEMPLOS:
Quando poderíamos imaginar que o home office, até então visto com certo preconceito, seria adotado e bem avaliado no mercado de trabalho brasileiro e que poderia ser a oportunidade de novos negócios surgirem em meio a uma pandemia? Hoje empresas nativas digitais, como o aplicativo BNYOU – delivery de beleza, ganharam força e mais espaço, pois levam serviços de beleza a domicílio, ou seja, não é o cliente que vai até o profissional e sim o profissional que vai até o cliente. Seguindo todo o protocolo de higiene, é uma prática que facilita a vida de ambos os lados.
Assim também uma fintech, a Cora – banco digital para pequenas e médias empresas – em poucos dias de pandemia criou um novo negócio, o “Compre de Pequenos”. É uma plataforma de cupons para pequenos negócios 100% gratuita, os empreendedores cadastram-se e a Cora fica responsável por criar uma página com a cara do negócio do cliente, artes para divulgação nas redes sociais e Whatsapp dele e ainda contam com parceiros como Sebrae e Facebook que divulgam a iniciativa. A fintech também produz e distribui conteúdo para essas empresas, como por exemplo dicas de como começar a vender em um grande marketplace, soluções para delivery, entre outros. A nova plataforma, com 2.000 empresas cadastradas, já tem uma adesão maior do que o negócio original, o banco digital, que tinha até abril 120 clientes.
Esses são alguns exemplos no meio de tantos outros que estão revolucionando o mercado de trabalho e do empreendedorismo mundial.
OUTRAS POSSIBILIDADES QUE PODEM TE INSPIRAR:
- CURSOS | Se você já está há algum tempo no mercado, você pode desenvolver cursos on-line, práticos, com valor acessível e ainda ajudar quem está precisando. Hoje em dia esse recurso tem sido muito utilizado e com ótima adesão.
- MENTORIA PARA PROFISSIONAIS | Neste caso, se você é expert na sua área de atuação, uma autoridade mesmo, você pode criar um grupo de pessoas interessadas em aprender com suas práticas de sucesso e serem mentorados por você. O valor geralmente é mais alto e pode atrair uma classe de profissionais classe A e B.
- SERVIÇO INDIVIDUAL E PERSONALIZADO | Como já falamos acima, o atendimento a domicílio é um forte candidato a se tornar uma prática permanente no setor da beleza (home care), por exemplo. Mas outros setores também podem se beneficiar com esta proposta.
- NEGÓCIO INTINERANTE | Levar seu serviço ou produto até o cliente através de um transporte, como uma van adaptada, também pode ser um caminho diferenciado para atendê-lo. Lojinhas de acessórios, de roupas, de produtos de beleza, pet shops, lanches, entre outros, que é um modelo de negócio já usado antes da pandemia, pode ser a solução para a sua empresa também.
- DESCENTRALIZAÇÃO | Manter uma unidade do seu negócio, por exemplo, um salão de beleza com 100 funcionários ou ter 10 unidades menores com 10 profissionais? Levar o conceito “petit comité” para o setor pode ser uma saída simples e criativa. Mais exclusividade, seu negócio em mais bairros, novos clientes e mais visibilidade para sua marca.
- COLLABS | Associar sua marca à outra também é uma saída, como vimos acima, seu negócio pode complementar outro e vice-versa. Seu produto ou serviço vai alcançar o público da outra marca e novos produtos ou serviços surgirão e ambos crescerão.
É claro que toda boa ideia demanda tempo, dedicação, muita pesquisa, esforço e em alguns casos um certo investimento, mas isso se dá independente da situação, certo? Então, olhe ao seu redor, pense fora da caixinha, crie um plano de ação, um projeto estruturado e coloque em prática. Estamos todos no mesmo barco, podemos nos ajudar a navegar e ir muito mais longe do que um dia se imaginou. Acredite! As oportunidades somos nós que criamos.
Fontes: Exame e Gazeta do Povo