CleanExpress

Depois de um inesperado e longo período de quarentena, o mercado começa a mostrar sinais de melhora, pelo menos é o que estamos vivendo aqui na Clean com a volta mais efetiva dos salões de beleza. Além de ser um ano atípico e desafiador, 2020 ainda é um mistério, não sabemos como será até dezembro, mas, ao que tudo indica, teremos uma retomada em todos os setores, uns apenas dando continuidade ao que já vinham fazendo, outros adaptando-se aos novos tempos e outros ainda criando novos modelos de negócio.

O setor que é nosso maior cliente foi um dos mais afetados. O SETOR DA BELEZA, em que estão nossos clientes mais representativos, sentiram drasticamente os efeitos da pandemia com a ausência de eventos, festas, os salões de beleza . Segundo Kyrlei Boff, proprietário (fundador) da rede Lady & Lord, foram 3 meses sem faturamento pra as unidades de shopping, que ganharam mais força agora em outubro, estão acumulando apenas 30% do faturamento médio mensal para o período. As unidades de rua estão faturando um pouco mais, em média 40 – 45%, apontando que as pessoas ainda estão receosas e preferindo não frequentar lugares fechados. O quadro de profissionais foi mantido, porém com uma redução de CLT de pessoal do administrativo. 

Então o que fazer? Vamos contar como fizemos para buscar ganhar mercado em meio a crise. Aqui na Clean, ao nos depararmos com o novo cenário, nos organizamos de forma a nos adaptar a ele e ao mesmo tempo focamos em um mercado que não era nosso maior alvo.

Desenvolvemos um produto com a nossa matéria-prima (toalha descartável) e abrimos uma nova porta para atrair e atender com eficácia o setor da saúde, que passou a ser nosso público-alvo. Isso nos trouxe novos clientes e um fôlego para continuarmos ativos e faturando. Investimos pesado em marketing, na comunicação direta com nossos clientes (fidelização) e na reestruturação do nosso site, afinal o mercado on-line cresceu e vem sendo um meio mais confiável e prático de se comprar.

Tirar os olhos do problema e concentrar as energias, todo o potencial da empresa e da marca na solução foi o nosso diferencial. Confiança em nosso produto, planejamento, muitas horas calculando risco e coragem para arriscar foram atitudes que determinaram nossa permanência, mais fortalecidos, preparados e confiantes para a retomada. 

Também usamos esse período crítico para entender melhor e reestruturar nosso processo produtivo, que ganhou mais eficiência e uma nova dinâmica que permitiu uma importante redução de custo de produção. Passamos a ser mais eficientes e ainda mais confiáveis.

Acreditamos que esse foi o caminho para que pudéssemos chegar nesse momento da pandemia melhores do que quando entramos. 

Então, a dica que deixamos é: dê um passo pra trás e olhe a situação de fora. Quando estamos envolvidos com o dia a dia as oportunidades podem passar despercebidas. 

Busque melhorias realizáveis. Estas serão o diferencial para quando houver a retomada, pois você vai voltar ao jogo com processo produtivo mais eficiente, o que trará reflexo econômico em curto prazo.

Pesquise novas ideias de exploração do seu produto ou serviço. Como poderia ser adaptado para oferecer a outro nicho de mercado ou apresentado como uma solução para outro tipo de consumidor que não esteve em crise.

Se a sua empresa se manteve firme como a Clean ou se estava apenas aguardando o mercado reagir, acredite no poder da sua marca e use toda sua capacidade para inovar, para criar e se adaptar aos novos tempos. Ainda dá tempo!