Sabemos que todo processo de crescimento passa por mudanças que nos sacode e nos faz sair da tal “zona de conforto”. Quando tivemos, no meio do ano passado, a troca na diretoria da Clean, atingimos altos níveis de transformações internas que deram um novo olhar para a marca. Se tornou visível e necessário repassarmos para o nosso público externo que já não éramos mais os mesmos e que isso já se refletia no dia a dia da empresa.
1 | POR ONDE COMEÇAR?
Buscando soluções eficientes e viáveis no momento.
Então, com esse pensamento, precisávamos trabalhar o marketing. Abrimos mão de uma agência externa e trouxemos para dentro de casa uma estrutura de comunicação através de um profissional experiente em design estratégico. Logo em seguida contratamos um profissional de marketing digital para trabalharmos todo o planejamento com as mídias sociais. Mas este é assunto para outro post.
Mesmo sendo uma estrutura pequena, porém interna, essa nova configuração trouxe uma nova maneira de ver e lidar com a nossa marca. Ou seja, criamos uma mini “House” na empresa. “As Houses são estruturas presentes em organizações e operam simulando a operação de uma agência de comunicação tradicional, mas na prática, atuam como um departamento fornecedor interno. Funcionam dentro da própria estrutura física e atendem exclusivamente a empresa na qual se encontra fisicamente instalada.”
2 | AÇÕES DE MARKETING INTERNO E EXTERNO.
Sim, era urgente e necessário!
Com isso, focamos em trabalhar a comunicação externa paralelamente à comunicação interna. Porque estava mais do que evidente que a nossa comunicação com o público parecia um tanto perdida. Identificamos que o valor do nosso produto não estava sendo repassado através da nossa identidade visual num todo. E aí é que as nossas embalagens entram! Tínhamos plena consciência que toda mudança interna, que estava colocando a Clean em um outro patamar, já estava se refletindo no comportamento do nosso cliente, então precisávamos andar de mãos dadas com ele em todos os sentidos.
3 |O QUE MUDOU REALMENTE?
Mais do que uma mudança de layout, uma mudança de posicionamento!
E assim, passamos por todo o processo de rebranding das embalagens dos nossos kits. Foram dias entre pesquisas, estudos, adaptações, testes de cor, novas cores até a aprovação e execução. Apostamos em duas novas cores para se juntar ao azul que faz parte da marca, roxo e verde musgo, as quais transmitem sofisticação e acabam sendo mais associação com o ambiente de salão de beleza. Mas não mudamos só as cores e o layout, mudamos o linguajar, ou seja, o jeito de nos comunicar com a manicure, pedicure e com o colorista. Nos aproximamos deles como verdadeiros colegas de trabalho, porque mudamos os textos explicativos, que ficaram leves e coloquiais, quase um bate-papo.
Mas, além disso tudo, propusemos uma experiência! Sim, criamos uma playlist da Clean no Spotify e colocamos o código de acesso na embalagem. Interagimos com eles antes do lançarmos pedindo que nos enviassem suas músicas preferidas para inserirmos nas plays.
É claro, que com o tempo, novas playlists podem surgir com a ajuda dos nossos clientes e assim a experiência vai atingir ainda mais nosso objetivo.
4 | E QUAL É O NOSSO OBJETIVO?
Buscamos muito mais do que vender um número maior de kits.
Nosso foco é, nada mais, nada menos que relacionamento! Sim, fortalecer o relacionamento entre a Clean e o cliente e vice-versa. Assim, através da identificação com a marca criamos mais um canal de comunicação com o nosso cliente e automaticamente fidelização.
Porque, ao entregarmos para o cliente uma embalagem que representa o valor do produto que ela carrega, isso significa que esta também o representa. Desta forma, evidenciamos o valor que ele tem para a empresa, pois, além disso, conhecemos o seu universo, falamos a sua língua e isso nos aproxima simultaneamente.
Ainda estamos no início de envio das primeiras embalagens, logo teremos o lançamento oficial. Não vemos a hora! E assim, com esses passos aliados a tantos outros, vamos reposicionando a marca Clean Express de acordo com os novos parâmetros da empresa.
Enfim, todo nosso esforço, empenho e foco está em levar cuidado e carinho a todos aqueles que têm contato com a nossa marca, seja interna ou externamente. Fornecedor ou consumidor final, colaborador ou cliente, simplesmente todos.
Cuidamos de você para que você cuide bem do seu cliente.