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Em épocas de receitas e entradas reduzidas no caixa da empresa, a primeira coisa que nos vem à cabeça é cortar despesas, não é mesmo?

Primeiro corta tudo que é supérfluo, depois o que é dispensável nesse momento, depois o que pode ser substituído por outro mais barato, depois o que é necessário mas não dá mais para pagar e por fim, o que não dá para faturar sem ele.

Infelizmente, muitos de nós estamos passando agora por essas escolhas. Ser empreendedor, empresário ou dono do seu negócio nesse momento não está nada animador.

Vamos tentar te ajudar a pensar fora da caixa mais uma vez. 😉

E se, ao invés de você cortar despesas, você analisar todo processo para ver se não tem nenhuma redução de custo possível (custo é diferente de despesa!!!) antes de começar a reduzir sua estrutura?

Vamos a um exemplo prático:

CUSTO DE GESTÃO DE FORNECEDOR. Você sabe o que é isso?

É o quanto você vai gastar para administrar que seu fornecedor de matéria-prima, insumo ou serviço, lhe entregue seu pedido no prazo combinado, cobrando o combinado, sem atraso, sem falha de envio ou pior, sem desviar o seu pedido para outro cliente que estava disposto a pagar à vista ou mais caro pelo produto que está com disponibilidade reduzida neste momento.

Se você tem apenas um fornecedor de cada insumo ou matéria-prima, lamento informar, mas você não tem nenhum.

Se você já se colocou alguma vez na posição de implorar para que seu fornecedor cumpra com o prazo de entrega ou envie todo seu pedido de uma vez só, e não faça entregas parciais, você sabe que isso tem um custo alto para o seu bolso.

O que aconteceria se vc ficasse sem insumo para produzir seu produto mas você tivesse um pedido para entregar? Você alguma vez já se viu sem opção e acabou comprando no mercado a preço de consumidor final, pagando à vista para poder produzir, e ainda atrasou a entrega do seu cliente, pois evidentemente não teve como honrar? Mas a culpa não foi sua, certo?

Errado! Sim, a culpa é sua, sim! Tudo que dá errado com a nossa entrega ao cliente, a culpa é nossa. E isso tem um custo alto para a empresa. Custa nossa marca, custa outro frete, custa a perda de confiança do cliente, custa o contrato e muitos outros custos que você talvez não tenha se dado conta que existem.

Então vamos lá, primeiro passo para isso não acontecer:

  • Nunca tenha apenas um fornecedor. Você precisa de opções.
  • Negocie com seu fornecedor e não aceite nenhuma negociação pior do que a que está em vigor atualmente. Todos estamos precisando vender, inclusive seu fornecedor.
  • Use prazo de pagamento a seu favor. Se o seu fornecedor não faz desconto para pagamento à vista, aqui você tem mais uma oportunidade de redução de custos: custo financeiro. Pague parcelado. Se beneficie dos dias de pagamento para fazer caixa com as vendas que você vai fazer nesse período.


PROCESSO DE PRODUÇÃO.

Podemos pensar em mais um exemplo clássico: seu processo de produção está redondinho? Nada a melhorar, otimizar, reduzir desperdício? Você sabia que mais de 70% das microempresas não sabe calcular nem percebe desperdício de matéria-prima e embalagem no seu processo de produção?

Isso pode levar a uma economia considerável, aumentando o espaçamento entre as compras que você faz. Ou seja, dinheiro em caixa por mais tempo também.

EQUIPE ALINHADA.

E por último, mas não menos importante: sua equipe está alinhada com as necessidades da empresa? Todos sabem e estão dispostos a colaborar para reduzir os desperdícios ou gastos desnecessários corrigindo erros cometidos por eles mesmos?

Erros cometidos também são custos dobrados: o de fazer e o de refazer.

Essa é a principal ferramenta: a equipe de trabalho. Lembrar a todos que não é apenas a empresa que está em crise, mas o mundo todo. Ou seja, cada uma delas está em risco nesse momento. Gerir uma equipe desmotivada é desgastante, mas gerir uma equipe que não se importa com o futuro da empresa, é frustrante e intransponível.

Erros são cometidos por pessoas e não pela empresa. Portanto, não há motivo para que as consequências dos erros não atinjam pessoalmente cada um dos integrantes da equipe. É o que aconteceria no caso de a empresa não ter outra alternativa se não fechar as portas e encerrar suas atividades.

Traga a equipe para perto. Enalteça resultados positivos colhidos. Conquiste a confiança deles deixando claro que você não vai abandonar o barco e deixá-los à deriva. Prepare-se muito e mostre que eles podem ser peças-chave para a sobrevivência da companhia. Portanto, tem muito custo invisível que está debaixo de nossos narizes para reduzirmos e otimizarmos a operação.

Se vc quiser saber mais sobre isso, sugerimos, como base de suas pesquisas, o tema “gestão de processos”. Afinal, estamos aqui para nos ajudar a aprender a pescar.

Cuidamos de você para você cuidar bem do seu cliente.

Até mais!