CleanExpress

Ter o seu próprio negócio é, muitas vezes, a realização de um sonho para o empreendedor. Porém, para ter sucesso com o seu estabelecimento comercial, é importante que o gestor saiba muito bem como organizar o estoque do seu comércio.

Ainda, se ele trabalhar na área de estética, por exemplo, também é essencial ter conhecimento sobre a importância e saber como renovar produtos descartáveis. Afinal, esses produtos são parte essencial do dia a dia do funcionamento do comércio.

E vale ressaltar que não é somente o empreendedor que deve saber sobre como organizar o estoque e como renovar os produtos descartáveis. É legal que, caso ele tenha uma equipe, os profissionais também entendam a importância desses cuidados e levem-nos a sério.

É para te ajudar a “arrumar a casa” e garantir que o seu empreendimento esteja sempre preparado e seguro para receber os clientes. Ademais, vale ressaltar que em tempos como os atuais, o cuidado com os materiais descartáveis utilizados em atendimentos e demais protocolos ganham ainda mais importância. E então, vamos às dicas?

– Você também pode se interessar por: Descubra por que usar materiais descartáveis em seu salão de beleza é mais higiênico

Como organizar o estoque e como renovar produtos descartáveis? Veja 5 dicas!

1. Faça um inventário dos produtos

Pois bem, antes de saber como organizar o estoque e como renovar produtos descartáveis, é importante saber exatamente quais desses materiais o seu estabelecimento já possui, certo? Por isso, o primeiro passo dessa missão é fazer um inventário atualizado do seu comércio.

Ao fazer uma contagem detalhada desses itens, você poderá fazer uma boa estimativa de quando eles irão acabar e, assim, poderá se planejar para evitar que isso aconteça. Por outro lado, também não irá comprar materiais descartáveis em excesso, pois você sabe exatamente do que você precisa.

Uma boa dica para fazer o inventário é lembrar que a tecnologia é uma grande aliada na gestão do seu negócio. Não hesite em procurar ferramentas, aplicativos e/ou programas de gerenciamento que ajudem a organizar, agilizar e a automatizar processos. Ainda, esses softwares auxiliam a realizar projeções, mostrando de forma mais certeira quando você deverá fazer uma nova compra dos materiais descartáveis para renovar o estoque.

2. Antecipe-se à demanda

Conforme citamos no item anterior, ao fazer um bom inventário, você poderá prever com maior precisão até quando o seu estoque durará. Com isso, poderá se antecipar à demanda, evitar imprevistos e, ainda, negociar com mais calma com as empresas. Afinal, nada será feito “no susto” ou com pressa.

Para acertar em cheio na antecipação de demanda e saber como organizar o estoque e renovar produtos descartáveis, leve sempre em conta a sazonalidade. Ou seja, se existem períodos em que o seu trabalho é mais requisitado, garanta que o seu comércio esteja preparado para essas demandas de maneira eficiente. Isso significa: sem desperdício e, também, sem a falta de materiais descartáveis para os procedimentos.

3. Faça uma boa organização do seu estoque e dos materiais descartáveis

De nada adianta você fazer um inventário perfeito se os itens ficarem todos desorganizados. Manter a organização é essencial para facilitar o seu trabalho diário e garantir uma gestão eficiente do seu negócio.

Sem a organização, é possível que as informações acabem se perdendo e, quando você menos esperar, o seu estoque saiu do controle. Isso significa que itens irão faltar ou encalhar.

Dicas de como organizar o estoque e renovar produtos descartáveis

Assim, para evitar essa situação, crie processos internos que irão te ajudar a organizar o estoque. Uma boa dica que pode ser aplicada é organizar os produtos antigos às frentes dos mais novos. Ou seja, deixar mais expostos aqueles que têm a data de validade mais próxima do vencimento e, mais para trás, os que demorarão mais para vender.

Tirando essa dica, organize-se de acordo com o que melhor funciona para você, já que essa ação fará parte do seu dia a dia. Você pode separar os produtos no estoque de acordo com o tamanho deles, rotatividade (são muito utilizados ou nem tanto?) valor, entre outros.

4. Armazene os produtos descartáveis de forma correta

Agora que você já sabe mais sobre como organizar o estoque e como renovar produtos descartáveis, é hora de garantir que você está cuidando de forma certa desses materiais.

Para isso, leve à sério o armazenamento deles. Pode parecer óbvio, mas é imprescindível seguir as orientações do fabricante para ter a certeza de que, quando você precisar utilizar o produto descartável, ele esteja em perfeito estado. E várias dessas orientações estão relacionadas com o armazenamento do material.

Confira se há a necessidade de mantê-los em alguma temperatura adequada, se podem ser empilhados, se podem receber luz direta, entre outros.

5. Faça parcerias valiosas para renovar os produtos descartáveis com fornecedores que você confia

Por último, mas não menos importante, outra excelente dica para você que quer saber como organizar o estoque e como renovar produtos descartáveis é fazer parcerias com fornecedores e/ou empresas que comercializem esses materiais.

Criando uma relação de confiança e parceria com eles, você poderá fazer melhores negociações além de, é claro, ter a certeza de que o produto que você está utilizando é realmente seguro. Afinal, você criou essa boa relação com a empresa fornecedora.

E é claro, se você está em busca de uma marca que ofereça todo conforto, segurança higiene e praticidade no que diz respeito a materiais descartáveis, aproveite para visitar o site da Clean Express. A marca é especialista em itens descartáveis e poderá te ajudar a oferecer tudo o que você precisa para seus clientes durante os procedimentos.

Assim, é só colocar em prática as dicas que demos aqui sobre como organizar o estoque e como renovar produtos descartáveis e ter a certeza que você está investindo em uma excelente estratégia para ter uma melhor gestão do seu negócio.

Referências: Blog da Fisio Fernandes